terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Filmes fodas que não vi

Eu sou um cara que gosta muito de cinema, mas não sou cinéfilo. Isso é uma bosta, pois um bom filme é muito bem vindo pra mim, sou tranquilo com relação a gênero, assisto qualquer obra numa boa, e mesmo assim meu conhecimento de cinema, ao conversar com as pessoas, não passa de mediano.

Isso às vezes me emputece, claro. Quem gosta de amar algo sem conhecer todas as suas melhores coisas? (Nossa, amo ventiladores. Já sentiu o vento do modelo V240 da Ventisol? Não, mas que inferno, eu quero esse vento, me odeio, Gollum, Gollum!) Eu nunca vi um filme do Hitchcock, por exemplo. Páf! Esse foi o som de alguém jogando uma pedra em mim. Entendo. Já vi a filmografia inteira do Tarantino, mas não assisti a'O Grande Ditador, nem vi Por Um Punhado de Dólares. Pior, não conheço Fellini. Um Sonho de Liberdade? Necas.

Nesse momento você aponta o dedo na minha cara.
Mas mas mas mas... não tem desculpa. Tempo não faltou. Ele só foi mal aproveitado.

Sim, usei duas horas da minha vida pra ver As Branquelas e não ver Apocalipse Now. Não me critico pela ideia de que eu deveria ver filmes cult porque são cult e blá blá blá filme polonês sem som de 1967 que é muito poético etc. Não é esse o ponto. Não quero parecer um cinéfilo pedante que conhece as obras mais obscuras. Quero ver filmes fodas. Montar uma categoria na minha estante mental de filmes fodas. Luiz, já viu 12 Homens e uma Sentença? É foda. Se eu tivesse uma Videolocadora teria Terror, Ação, Pornô, Comédia, etc etc etc e FODA.

Eu penso que se o filme é foda, merece ser visto. Mesmo não tendo visto nenhum destes citados, eu não duvido que sejam foda, não duvido que eu realmente me divirta com eles como me divirto vendo um Bastardos Inglórios. E não duvido também que esses filmes não me tragam algo pra vida como, por exemplo, O Império Contra-ataca trouxe. Vou começar uma jornada esse ano para ver os filmes fodas que faltam na minha vida, tipo Os Bons Companheiros, Janela Indiscreta, Réquiem para um Sonho, Trainspotting, Princesa Mononoke, entre outros.

Estou em débito com minha vida. Preciso rechear melhor minha mente com filmes de qualidade, pois agora estou morando no Centro e fico vendo essa gente bonita e sensual descendo a ladeira da Borges com alegria. É sábio contrabalancear essa violência visual/auditiva/olfativa com coisas boas.

Aceito indicações de filmes fodas, claro.

Hasta!

2 comentários:

  1. Brazil o Filme. É do Terry Gillian. Que também fez 12 Macacos. Que também tenho.
    Consegui depois de muitos anos comprar Brazil. Que é meu filme favorito. Que chegará depois de três meses de viagem e trâmites burocráticos na Livraria Leitura e será, finalmente, meu.
    Agora vâm vê se tu descobre quem escreveu isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma amiga já me falou desse filme. Inclusive ela também tem 12 Macacos, que é mais um filme que me devo. Eu só vi O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, do Gillian, e achei excelente. Obrigado pela dica, vou segui-la para esses dois filmes, que tinham sido indicados por essa amiga, que se chama Isabel Alice, que ó, que coisa louca, é o mesmo nome que você tem, que coincidência incrível. Juraria que são a mesma pessoa. Beijão.

      Excluir